Wiki com documentos adicionais // repasse, comente, doe // (Ctrl+Shift+R para videos atuais)
Este trabalho consiste em apreender propriedades naturais de nossas estruturas sociais através de conhecimentos físicos e ferramentas computacionais. O propósito é científico puro e para usos socialmente engajados. Por exemplo, a compreensão de dinâmicas sociais e da propagação de informação pode usufruir de ferramentas e usos civis. Outra proposta de uso prático é a influência civil de políticas governamentais através de dados reais e observações quantitativas.
Esta é uma coligação de partes interessadas, incluindo sociedade civil, governo e acadêmicos. Com o desenvolvimento de tecnologias livres e documentações abertas, o propósito é munir a sociedade como um todo destes recursos.
O primeiro video mostra somente o uso de redes complexas. Embora poderoso, não analisa o conteúdo das mensagens, as palavras e frases utilizadas, estas são apreendidas principalmente por recursos de processamento de linguagem natural.
Esta empreitada compreende explorações tanto das topologias envolvidas nas dinâmicas sociais quanto dos conteúdos trocados e replicados.
Todas as análises são disponibilizadas junto aos dados e códigos para que partes interessadas possam reproduzir os resultados e potencialmente melhorar as análises.
Neste artigo já rascunhado está uma análise da rede de respostas[1] formada pelas primeiras 1000 mensagens públicas de uma destas redes, no caso foi usada a lista de emails da rede metareciclagem. Com estas primeiras 1000 mensagens, foi feita uma rede de interações. Topologicamente, esta rede de interações é um dígrafo (grafo com aresta dirigida) e cujo peso da aresta é o número de respostas escritas pelo sucessor para o predecessor. Com estes dados públicos, verificou-se traços naturais como das propriedades livres de escala[2] e de pequeno mundo[3]. Isso serve de indicador sobre a pertinencia destas redes para a compreensão dos fenômenos que as formam.
Com base neste arcabouço teórico e prático, está em andamento um aprofundamento a partir de dados do Facebook e das quase 15 mil listas públicas de emails do GMANE[4](†). Está previsto também o uso de processamento de linguagem natural[5] para tratar dos conteúdos textuais trocados.
A conclusão de uma primeira fase deste estudo está previsto para julho/2013, quando estará mais nítido o rumo a ser dado depois deste momento inicial focado nas redes quanto às topologias (grafos). Os resultados estão já sendo compartilhados e devem continuar sendo externalizados através de textos livres, artigos, figuras, tabelas, repositórios de código, arquivos especiais (de redes, por exemplo), videos, páginas, wikis, dentre outras possibilidades dependentes dos participantes e das necessidades.
Para preservar os participantes e as listas, os nomes não são revelados salvo respaldo explícito da lista. No Brasil já foi realizado um trabalho de análise de redes de emails em que há figura com nomes[6], o que não foi considerado invasivo ou ofensivo. O artigo de referência[1] possui também figura com nomes dos participantes da lista do Apache.
[1] Mining email social networks
[2] Redes livres de escala
[3] Propriedade de pequeno mundo.
[4] Quase 15 mil listas públicas no GMANE
[5] Processamento de linguagem natural
[6] Estudo da lista thackday
† As listas Python Brasil, Latex-br, Gentoo-BR, Dicas-L, Tribuna Livre, dentre muitas outras, estão disponíveis publicamente para a realização do estudo. Existe uma corrente do trabalho que quer atuar com estas pesquisas nas listas que possuem propósitos socialmente engajados, como uma forma de valorizá-las e observar reflexos da cultura nestas estruturas. Para isso, além das listas já disponíveis pelo GMANE - destaque para metareciclagem e estudiolivre - que já viabilizam uma análise comparativa, mesmo que não se identifique as listas, será proveitoso conseguir as mensagens e o consentimento de outras listas, como as lista em googlegroups thackday e listamacambira e a lista submidialogias que é do Riseup mas não está no GMANE.
Além dos propósitos práticos e científicos descritos no blog, pode-se apontar estes 3 objetivos específicos:
[1] Modelos sociais em redes
[2] Medidas e caracterização de redes
[3] Observação de processos sociais em redes (trabalhos citados nos comentários desta mesma página)
Caso queira ajudar, será muito bem vinda a sua contribuição para a realização desse trabalho. Pode-se usar estes materiais, propor estudos, desenvolver ferramentas ou realizar doação. Veja ao lado as sugestões de doações e como acompanhar o desenvolvimento.
Toda a contribuição financeira fica listada na tabela abaixo e é usada para possibilitar e estimular as dedicações necessárias.
LabMacambira.sourceforge.net 2012/2013